O convite de casamento é o primeiro contacto dos convidados com o vosso casamento por isso deve ser bem pensado, para causar um impacto positivo em quem vai receber.
Quando começam a pensar no convite, existem imensas perguntas que vos enchem a cabeça, hoje venho aqui dar a resposta a algumas delas, usando da minha experiência e opinião:
- Quando entregar os convites de casamento?
Penso que os convites devem começar a ser entregues 6 meses antes do casamento, para dar tempo de entregar com calma a todos os convidados e também dar tempo para que as pessoas planeiem, com antecedência, a sua vida para aquela altura porque, por vezes, as pessoas necessitam de tirar férias para poder ir ao casamento e com esta antecedência é mais fácil.
Normalmente, se mandarem fazer os convites, as empresas demoram em média 1 mês a ter o trabalho pronto, por isso quando faltarem +/- 7 meses para o casamento já têm que estar a encomendar os convites.
Quando estão a pensar nos convites devem ter em mente e ponderar bem se compensa serem vocês a fazer os convites pois, muitas vezes, as pessoas pensam que quando fazem os seus convites conseguem poupar muito dinheiro mas, às vezes, isso não acontece.
Quando queremos ser nós a fazer, é necessário ter a noção se temos jeito para aquilo que vamos fazer, por exemplo, se queremos um convite muito elaborado com grandes colagens e cortes, temos que saber se vamos conseguir fazer aquilo bem porque, podemos correr o risco de ficar tudo mal feito e depois termos de comprar o material novamente ou então mandar fazer, assim ficará ainda mais caro.
Outra questão é o tempo, temos que saber se iremos ter tempo para nos dedicar inteiramente à execução dos convites, o que por vezes é difícil, com toda a correria do resto dos preparativos e trabalho à mistura.
Eu aconselho que, antes de tomarem a decisão se vão ou não fazer os vossos convites, primeiramente pensem no convite que querem e vão a algumas lojas que fazem convites, para estas realizarem um orçamento daquilo que vocês idealizaram. Normalmente, quando vos dão o orçamento, fazem um prototipo de como irá ficar o convite, o que é muito bom pois é uma forma de verem se fica bem assim ou se querem alterar alguma coisa.
Depois de saberem o orçamento de uma ou duas lojas, façam as contas, em média de quanto gastariam a fazerem vocês mesmos aquele convite, sabendo quanto gastariam em papel, tinteiro, extras do convite como fitas, tempo despendido e qualidade do trabalho(conseguir deixar o convite tão perfeito como um profissional). Depois de fazerem as vossas contas comparem com os orçamentos dados e tomem a vossa decisão.
Claro que este processo não pode ser feito 7 meses antes do casamento, mas uns 8 meses antes, terão tempo de fazer este trabalho.
- O que deve conter no convite?
Antes de decidirem o convite que querem, aconselho-vos a pesquisar muito e a ver muitas ideias, porque por vezes temos uma ideia inicial e depois de pesquisarmos, concluímos que aquela não era a ideia mais indicada (isso aconteceu comigo).
O convite tem que transmitir aquilo que vocês são e ter já qualquer "cheirinho" de como será o casamento, por isso antes da realização do convite, aconselho a que já tenham em conta qual o tema do vosso casamento e as cores que vão usar, porque será interessante colocarem algo no convite que tenha a ver com o tema e com as cores do evento.
Podem colocar ou não uma foto vossa, enquanto namorados. Na minha opinião acho que fica muito bem, pois considero que aproxima mais as pessoas para aquela realidade que vão viver.
outra sugestão é colocarem uma frase que vos defina enquanto namorados ou algo que tenha a ver com o tema, mas tem que ser algo que chame a atenção de quem vai ler.
Agora o que tem mesmo que constar no convite é: os vossos nomes; data e hora do casamento; local da cerimónia e local da festa; contactos dos noivos para confirmação. Aconselho a que coloquem no convite uma data para que as pessoas confirmem porque assim, as pessoas ficam com a responsabilidade de dar uma resposta até aquela data, normalmente a confirmação tem que ser dada até um mês antes do casamento, claro que há sempre quem não diga nada, apesar da solicitação do convite mas a maioria liga e dá uma resposta até à data prevista.
Podem também anexar ao convite um mapa a explicar o local da cerimónia, isso ajuda muito aqueles que não conhecem o local.
O texto em si, aconselho-vos a serem criativos e usarem a vossa imaginação aliada a algumas ideias que vão pesquisando, mas a criatividade é que causará impacto a quem irá ler.
Quem recebe o convite tem que ter a certeza de quem está a ser convidado, por isso, aconselho a que escrevam no convite que vão entregar, o nome das pessoas que estão a convidar ou então digam verbalmente no acto da entrega.
Para saberem quantos convites fazer, têm que olhar para a vossa lista de convidados e agrupa-los por habitação e fazer a conta de um convite por família. Por exemplo, o meu tio e a minha tia que são casados e têm dois filhos, moram todos na mesma casa, não vou fazer um convite para casa um, entrego um convite endereçado aos quatro.
Quando tiverem feito este exercício de calculo e tiverem o numero de convites ao certo que precisem, encomendem ou façam sempre a mais do que aquilo que acham que vão precisar, porque podem sempre precisar de mais um convite e mais vale prevenir do que remediar. Eu aconselho a fazerem mais dez convites do que aquilo que contaram.
- Entregar em mãos ou enviar por correio?
Se tiverem hipótese de entregar todos os convites em mãos, considero que é a melhor forma de o fazerem mas, por vezes por questões de tempo e distância não podemos deslocar-nos para entregar um convite, nessas situações, sugiro que enviem por correio mas que, liguem antes para a pessoa que irá receber, a dar a indicação que vão receber um convite de casamento e expliquem o porquê de não poderem entregar em mãos, ou seja, façam um pré-convite por telefone e depois formalizem através do documento.