Olá noivinhas!
Hoje trago mais uma dica para ajudar nos preparativos do vosso dia de princesa...
Um ponto muito importante no dia do casamento é o fotografo/videografo pois são eles que vão registar os melhores momentos do dia e são esses momentos que vocês um dia irão mostrar aos vossos filhos e netos, por isso têm que escolher bem os profissionais que vão contratar.
Em primeiro lugar, têm que ter em atenção o tempo de antecedência em que devem contratar estes profissionais pois, tal como a quinta/restaurante, os bons profissionais começam a ter reservas muito cedo e, por isso aconselho a começarem a procurar os fotógrafos/videografos mais ou menos um ano antes do casamento. Comecem por pesquisar na internet fotógrafos perto da vossa área de residência, visitem o site deles, vejam fotos e vídeos feitos por eles e pesquisem opiniões sobre os mesmos; podem, também, recorrer a conhecidos que tenham casado recentemente e pedir opinião sobre os seus fotógrafos/videografos; também podem pedir opinião a outros profissionais que já tenham contratado, como por exemplo quinta/restaurante, normalmente os profissionais deste ramo conhecem-se bem porque trabalham muito em conjunto e vão formando opiniões uns dos outros.
Depois de reunirem todas as informações da equipa de fotógrafos/videografos que considerem uma boa referência para o vosso casamento, enviem e-mails a pedir orçamento (alguns dão informações de preços por e-mail, outros têm mesmo que marcar reunião) mas não vos aconselho a reunir muitos nomes, no máximo 6/7 empresas.
Depois de reunir todos os orçamentos, eliminem aqueles que estão muito acima do vosso orçamento e escolham 3/4 nomes e marquem reunião (caso ainda não o tenham feito quando tiveram que pedir orçamento), nesta reunião peçam para ver vários álbuns de outros casamentos e excertos de vídeos, tentem saber qual a forma de trabalhar deles, no decorrer da reunião vão percebendo se o perfil de trabalho daqueles profissionais se encaixa no tipo de casamento que idealizaram.
Não escolham nenhum profissional na hora da reunião, mesmo que vos pareça o indicado, vão para casa e falem os dois sobre o tipo de profissionais que querem no casamento e escolham aqueles com os quais sentiram mais empatia em termos profissionais mas também em termos pessoais, não se esqueçam que eles irão a vossa casa fotografar-vos individualmente e têm que se sentir à vontade.
Depois de tomarem a decisão, reúnam novamente com a empresa, para dar mais detalhes do casamento, definir já algumas ideias básicas e assinar o contrato, nesta fase vai vos ser pedido um sinal, que normalmente é de 150 euros. Não se esqueçam de definir bem o valor a pagar no total e colocarem no contrato, para no final não terem surpresas.
Mais ou menos um mês antes do casamento, a equipa marca a última reunião para definir todos os pontos do casamento como horário, onde querem ser fotografados, etc. esta reunião é crucial para que o dia do casamento corra tal e qual como sonharam. Os fotógrafos/videografos de casamentos, actualmente, têm formas de trabalhar diferentes daqueles casamentos que fomos quando éramos mais novos e, por isso, se querem algo que agora já não se usa tanto, não se esqueçam de dizer, por exemplo: querem tirar a foto do grupo na igreja?querem tirar fotos em vossa casa com a família e alguns convidados?querem tirar fotos na hora do corte do bolo com os pais e padrinhos? então digam isto ao fotografo nesta última reunião porque, hoje em dia, este tipo de fotos já não se usam muito e se vocês não disserem com antecedência, eles não tiram e vocês na hora também não se vão lembrar (isso aconteceu comigo, mas a minha experiência fica para outro post).
Se quiserem que eles fotografem/filmem algo que também não é muito comum, digam-lhes também e não deixem para o dia senão de certeza que se irão esquecer.
No dia do casamento esta equipa, normalmente, vão primeiro a casa do noivo e só depois a casa da noiva, na casa da noiva começam por fotografar os acessórios (como sapatos, jóias, ramo, alianças,...) e depois fotografam o vestido, em seguida fotografam a noiva já quase vestida e depois com o vestido, nos locais previamente definidos na reunião, em seguida fotografam a noiva com os pais e outros familiares e convidados e depois fotografam a saída de casa, a chegada e a entrada na igreja até ao altar, depois tudo corre normalmente. Mas até chegar à igreja, por vezes, nem tudo fica como idealizamos e no dia é tarde para dizer isso ao fotografo, por isso aconselho-vos a definir bem na ultima reunião como querem que corra o vosso dia de princesa.
Deixo-vos um artigo da zankyou casamentos sobre os 20 melhores videografos de Portugal, espero que seja útil para a vossa
escolha
Bons Preparativos!
Sem comentários :
Enviar um comentário